O que não é uma célula

Temos observado o que realmente seria uma célula genuína e que dá os seus respectivos frutos. Para isso, abaixo listamos através da vida do Pr. Abe, alguns aspectos do que NÃO seria uma célula:

A célula não é: um grupo de oração. Normalmente esse tipo de grupo é composto de pessoas que têm a seguinte atitude: “O que esse grupo pode fazer por mim?” No grupo de oração busca-se a Deus, e ora-se pelas necessidades de cada um. As pessoas vão para receber, ser edificadas, obter respostas de Deus.

A célula não é: um grupo de estudo bíblico. O problema desse tipo de grupo é que ele não estimula o compartilhar de necessidades, nem a verdadeira comunhão; pelo contrário, tende a se tornar um grupo restrito e fechado, onde o descrente não é bem-vindo.

A célula não é: um grupo de discipulado. Esse tipo de grupo procura um crescimento espiritual num ambiente fechado e exclusivista. Só os iniciados, já conhecedores da linguagem e afinados com o programa e o currículo proposto se sentem em casa. Quem não está no mesmo nível de afinação sente-se um peixe fora d’água.

A célula não é: um grupo de cura interior. É um tipo de grupo que usa técnicas da psicologia para buscar cura para os seus traumas emocionais. Muitos deles são estéreis, melancólicos e introspectivos. Apesar de produzirem alguns resultados, os membros normalmente ficam coçando as feridas uns dos outros, regredindo no tempo para encontrar culpados ou respostas para os problemas uns dos outros.

A célula não é: um grupo de apoio. Grupos assim são semelhantes aos alcoólicos anônimos: as pessoas se reúnem para falar de seus problemas, vez após vez, semana após semana, e reafirmar seus compromissos de não beber, não fumar, não cometer determinados erros.

A célula não é: um ponto de pregação. Grupos assim têm como deficiência básica o fato de não compartilharem a realidade da vida do Corpo. As pessoas vêm e vão e o gupo é só um ajuntamento. Reproduzem o ambiente da igreja numa casa, numa praça ou em qualquer outro lugar. Fazem o culto fora do prédio principal, apenas.

Qualquer grupo com as seguintes características:

  • grupo fechado, criado só para as pessoas de um departamento da igreja;
  • qualquer grupo que não tenha a multiplicação como objetivo;
  • qualquer grupo que não se submeta à liderança geral das células;
  • qualquer grupo que seja uma reunião social.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s