O cobrador que vive em mim

Lucas 19.1-10

Zaqueu era um homem de estatura baixa e que era um coletor de impostos. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano.
Zaqueu tinha a motivação de não só cobrar aquilo que era necessário, mas também aquilo que era de seu interesse, enganando as pessoas.
Zaqueu, sendo um coletor de impostos, era odiado pelos judeus.
O judeu é um membro do grupo étnico e religioso originado nas Tribos de Israel. A palavra “judeu” originalmente era usada para designar aos filhos de Judá, filho de Jacó, posteriormente foi designado aos nascidos na Judeia. Depois da libertação do cativeiro da Babilônia, os hebreus começaram a ser chamados de judeus. A palavra portuguesa “judeu” se origina do latim judaeu e do grego ioudaîos. Ambas as palavras vêm do aramaico, pronuncia-se “iahude”.
Zaqueu em sua inteligência e conhecimento, com certeza sabia o quanto estava roubando, mentindo e sendo um enganador para o povo. Mesmo assim, resolveu entrar no meio da multidão e achar o melhor lugar para ver Jesus passar.
Jesus, sendo um judeu, toma a decisão de chamá-lo no meio do povo para ir à sua casa. Naquele tempo quando uma pessoa vai à casa de outra, isso mostrava uma amizade muito grande!
Jesus não olhou para Zaqueu pelos seus atos, mas sim pelo seu coração, onde o próprio nome de Zaqueu quer dizer puro, justo.
Jesus sabia que Zaqueu tinha uma identidade que precisaria ser revelada e no próprio texto diz que Zaqueu só de ouvir o convite de Jesus já decidiu mudar de vida e fazer aquilo que era correta com as pessoas que ele tinha prejudicado.
Qual Zaqueu precisa morrer na sua vida hoje? Jesus sabe do seu coração e das suas motivações. Jesus quer te transformar em uma pessoa justa e pura, como diz a Palavra: Com um coração puro e as mãos limpas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s